• Home
  • Sobre Nós
    • História
    • Política de Qualidade
    • Parceiros
  • Produtos
    • Linhas genéticas
    • Consumíveis
    • Equipamentos
  • Serviços
    • Distribuição
    • Análises seminais
    • Assistência Técnica
    • Documentos
    • Varrasco Residente
  • News & Media
    • Notícias
    • Newsletters
    • Media
  • Contactos

News & Media > Notícias

NOTÍCIAS

→ 2015
→ 2014
→ 2013
→ 2012
→ 2011

29 de Dezembro de 2015

57% de renovação em 2015

Em 2015, a AIM CIALA renovou 57% do seu efetivo distribuído pelos 3 Centros de Inseminação Artificial. Contribuíram para a renovação do efetivo a entrada de animais das raças autóctones Raça Bísara, Raça Alentejana e Malhado de Alcobaça. Atualmente, a AIM CIALA possui no seu efetivo 32 varrascos de Raça Bísara, 8 varrascos de Raça Alentejana e 3 exemplares da Raça Malhado de Alcobaça.

Os CIA’s receberam também varrascos da genética Topigs Norsvin (Largewhite, Landrace, Linha B, Linha Z, Talent, Duroc, Pietrain e Traxx), do fornecedor UPB, que foram recebidos animais de Raça Pietrain e Largewhite, do fornecedor Nucleus, que atualmente já estão disponíveis as raças Pietrain, Landrace e Largewhite e da genética PIC, animais Duroc e Pietrain Profit+. Para a AIM CIALA é importante garantir aos seus clientes evolução e diversidade genética, por isso, é fundamental uma elevada taxa de renovação do efetivo.

16 de Dezembro de 2015

Renovação do Certificado do Sistema de Gestão da Qualidade

No passado dia 14 Dezembro, o Centro de Inseminação Artificial da Benedita, CIABEN, foi auditado pelo Auditor Chefe Juan Figueruelo da AENOR. Estiveram presentes: João Santiago, Sónia Girante e Pedro Luís. Esta auditoria ocorreu para a renovação do Certificado de Qualidade ISO 9001:2008 até 2018. Foram discutidos os pontos fortes da empresa e oportunidades de melhoria. Desta auditoria foram levantadas duas não conformidades de categoria menor a serem corrigidas e obtendo assim a renovação do Certificado de Qualidade. A equipa AIM CIALA está de parabéns pelo esforço realizado durante todo o ano em manter todos os processos atualizados e em andamento.

1 de Dezembro de 2015

A cariotipagem como uma ferramenta na melhoria da qualidade

A análise cariotípica é uma técnica laboratorial utilizada para a análise dos cromossomas com o intuito de detetar alguma anormalidade acrossómica que poderá causar alguma condição genética.

As células recolhidas de um individuo (sangue, pele, etc.), são induzidas a dividir-se e depois fixadas na fase de metáfase, um estado de divisão celular onde os cromossomas estão condensados e, por conseguinte, visíveis e observados ao microscópio. Os cromossomas são tingidos com corantes específicos, observando-se um padrão de faixas claras e escuras (denominado padrão em bandas). Estas bandas refletem diferenças regionais entre os valores A e T (Adenina e Timina) versus G e C (Guanina e Citosina). O padrão em bandas de cada cromossoma é específico e consistente, permitindo a identificação de cada cromossoma.

Esta análise permite a deteção de uma grande variedade de anormalidades cromossómicas como a perda ou o ganho de um cromossoma, perda de porções de um cromossoma ou translocações recíprocas (quando uma porção de um cromossoma quebra e “junta-se” com outro cromossoma).

As translocações recíprocas são o tipo de anormalidade mais comuns em suínos e estão maioritariamente associadas a uma redução da performance reprodutiva do animal, nomeadamente hipoprolificidade, ou seja, poucos leitões por parto, o que poderá ter grandes repercussões a nível económico numa exploração. Assim, torna-se evidente a utilização de métodos para um controlo citogenético na produção suinícola. A utilização de animais com alterações crossómicas pode causar perdas económicas, muito maiores que o valor das análises cariotípicas.

Neste ano de 2015, a AIM CIALA iniciou o controlo do cariótipo dos novos varrascos Topigs Norsvin, que entraram em produção, em conjunto com a Universidade de Trás-os-Monte e Alto Douro, antes de efetuar a venda das doses. Esta análise tem como objetivo de detetar animais com o cariótipo alterado e, assim, prevenir consequências negativas e problemas futuros às explorações a quem se fornece doses de sémen, sendo esta uma mais-valia para os clientes. Futuramente, o objetivo da AIM CIALA é alargar o controlo do cariótipo dos animais a todos os fornecedores de genética.

27 de Novembro de 2015

AIM CIALA divulga a sua atividade em Escolas Agrárias

Durante o ano de 2015, a AIM CIALA esteve presente em diferentes Escolas Agrárias para apresentação da empresa, do seu funcionamento, dos serviços disponíveis, do método de trabalho e controlos de qualidade realizados. Estas visitas têm como objetivo a divulgação de novas tecnologias na Inseminação Artificial Suína, junto da comunidade estudantil.

A visita à Universidade de Évora aconteceu no dia 10 de Novembro, a convite do Professor Rui Charneca e contou com a presença do João Santiago e Sónia Girante. A Escola Superior Agrária de Santarém recebeu os colaboradores João Santiago e Sónia Girante, no passado dia 2 de Dezembro, a convite da Professora Paula Azevedo.

A Escola Profissional Agrícola D. Dinis-Paiã recebeu os colaboradores João Santiago e Carla Martins, no passado dia 15 de Dezembro, sendo que nesta apresentação estiveram presentes cerca de 50 alunos do 2º e 3º Ano. Um agradecimento à Professora Rosário pelo convite endereçado.
  • <
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • >

31 de Dezembro de 2014

54% de renovação em 2014

Durante o segundo semestre de 2014, a AIM CIALA continuou a renovação do seu efetivo. Neste período foram recebidos no total 55 varrascos nos diferentes centros de inseminação, a fim de garantir aos clientes evolução genética e as melhores performances zootécnicas.

Durante este semestre uma nova linha de varrascos iniciou-se em produção. A nova linha Traxx da Topigs Norsvin, caracteriza-se por crescimento extremo para pesos elevados, baixo índice de conversão alimentar, alta qualidade de carne e robustez, visto que, é selecionado com base no ganho médio diário alto, índice de conversão, % de carne magra e rendimento em cortes primários.

Em 2014, 54% do efetivo de varrascos dos Centros de Inseminação Artificial foram renovados. Entraram nos CIA’s 141 varrascos de diversas genéticas, sendo que contribuíram para esta percentagem animais da genética Topigs Norsvin (Pietrain, Talent, Duroc, Traxx, TNNNN, TAAAA, TBBBB e TZZZZ,), da genética PIC (Pietrian e Duroc), da genética Danbred (Landrace e Large White) e 15 varrascos de raça Bísara.

20 de Novembro de 2014

Apresentação de palestra sobre inseminação em Santarém

No passado dia 19 de Novembro, a AIM CIALA esteve presente na Escola Superior Agrária de Santarém, no âmbito da disciplina de Reprodução, inserida na Licenciatura em Produção Animal, a convite da Professora Paula Azevedo.

Foi apresentada a evolução da AIM CIALA ao longo dos anos, o funcionamento de um centro de inseminação e uma apresentação prática sobre inseminação artificial. As apresentações foram realizadas pela equipa técnica da AIM CIALA. Foi também tema de reflexão, as perspetivas e atitude dos futuros técnicos perante o mercado de trabalho atual, na área da suinicultura.

17 de Novembro de 2014

Auditoria para Obtenção da Certificação no CIANOV

Em Novembro, o Centro de Recolha de Vendas Novas, CIANOV, foi auditado pela AENOR, para obtenção da Certificação UNE-EN-ISO 9001:2008. A acompanhar a auditoria estiveram João Santiago, Pedro Romão e Sónia Girante, bem como, Ana Gómez (Resp. Qualidade AIM Ibérica) e Ricardo Acasas (Auditor Chefe da AENOR). Foram averiguados todos os registos e processos de trabalho desde a entrada, manutenção e saída dos animais. É de extrema importância para a AIM CIALA, que todos os centros de recolha e laboratórios estejam certificados, pois assim assegura-se que qualquer que seja o local, os procedimentos de trabalho são os mesmos, realizando assim um trabalho de qualidade e uniformidade no processamento das doses. Está prevista a obtenção da certificação no início do ano de 2015.

06 de Novembro de 2014

Reunião Geral do Sistema em Santiago e Espanha

Em Novembro foram realizadas as reuniões gerais do Sistema de Gestão da Qualidade, em Santiago do Cacém e Madrid, onde se discutiram oportunidades de melhora dos processos, em todos os setores da empresa. Inicialmente realizada em Santiago do Cacém com todos os colaboradores da AIM CIALA. Após a reunião em Portugal, João Santiago e Sónia Girante e os Gerentes e Responsáveis dos Centros da AIM Ibérica reuniram-se em Madrid, debatendo melhorias aos processos do Sistema de Gestão de Qualidade implementado. Foi também analisado o setor da suinicultura e discutidas medidas de progresso e inovação para os centros de inseminação, no que diz respeito à automatização dos processos.
  • <
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • >

30 de Dezembro de 2013

AIM CIALA em Evolução Permanente

A AIM CIALA é uma empresa que aposta na qualidade, na tecnologia, na melhoria constante e por esse motivo está atenta às inovações das grandes empresas do setor, estando aberta sempre a melhorar todo o sistema de produção, oferecendo assim aos seus clientes doses de sémen de elevada qualidade e homogeneidade. O ano de 2013 foi um ano de grandes inovações na AIM CIALA. Foi introduzida a recolha semiautomática e automática, representando no final do ano cerca de 57% do total de recolhas efetuadas.

O objetivo para 2014 passa por equipar os restantes centros (CIABEN e CIANOV) com o sistema semiautomático e passar o CIALA para sistema completo de recolha automática da IMV. FOTO31O Laboratório do CIALA, em Santiago do Cacém também sofreu obras de renovação, melhorando a sua infraestrutura e novos equipamentos (nova máquina de cuba dupla para preparação do diluidor da AIM Ibérica, nova máquina enchimento da IMV e nova máquina de produção água Tipo II da Millipore), estando agora mais bem preparado para o crescimento da empresa e as novas exigências do mercado.

Em 2014 está prevista a finalização da automatização do Laboratório CIALA, melhorando assim a operacionalidade do laboratório. Também estiveram em teste no CIALA, três sistemas semi-automatizados de avaliação seminal da IMV, Proiser e Biophos.

27 de Dezembro de 2013

Taxa de Renovação do Efetivo em 2013 foi 49%

Em 2013, 49% do efetivo de varrascos dos Centros de Inseminação da empresa AIM CIALA, foram renovados. No total entraram no CIALA 90 varrascos de diversas genéticas, sendo que contribuíram para esta percentagem animais da genética TOPIGS (Pietrain, TNNNN, TAAAA, TBBBB, e Talent), Duroc da genética PIC e animais das raças autóctones Portuguesas, varrascos de raça bísara e de raça alentejana provenientes da Escola Superior Agrária de Castelo Branco.

9 de Dezembro de 2013

AIM CIALA Visita Instituições de Ensino

A AIM CIALA participou no passado dia 27 de Novembro numa apresentação sobre inseminação artificial na Escola Superior Agrária de Santarém. Esta apresentação inseriu-se no âmbito da disciplina de Reprodução, inserida na licenciatura de Engenharia de Produção Animal, a convite da professora Paula Azevedo.

Também no passado dia 5 de Dezembro, a Escola Profissional Agrícola D. Dinis - Paiã recebeu a AIM CIALA para uma apresentação sobre inseminação artificial em suínos aos alunos. Esta apresentação contou com a presença de cerca de 50 alunos do curso Técnico de Produção Agrária.

A experiência destas apresentações nas universidades, escolas agrícolas e profissionais tem-se revelado muito positiva e a AIM CIALA continua a apostar no desenvolvimento desta temática nestas instituições de ensino.

2 de Dezembro de 2013

AIM CIALA celebra protocolo com a ESAC no I Seminário de Suinicultura Biológica

A AIM CIALA celebrou no passado dia 29 de Novembro um protocolo de melhoramento genético da raça Bísara na exploração suinícola da Escola Superior Agrária de Coimbra. Este protocolo tem como objetivo estimular a cooperação entre ambas as entidades ao nível de técnicas e melhoria das condições de maneio geral da exploração e a cedência de animais destinados à reprodução.

Este protocolo foi celebrado aquando do I Seminário de Suinicultura Biológica organizado pela Associação Internacional de Estudantes de Agricultura (IAAS Coimbra) e a Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC). Este seminário teve como objetivos informar e criar ligações entre os jovens estudantes e produtores, abordar aspetos da conversão para o Modo de Produção Biológica e identificar as lacunas que existem no Modo de Produção Biológico. Este seminário reuniu especialistas, técnicos, produtores, investigadores, professores e estudantes para debater a suinicultura biológica no nosso país. Também neste seminário a AIM CIALA participou com a apresentação de uma palestra sobre Inseminação Artificial em Suinicultura Biológica.
  • <
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • >

31 de Dezembro de 2012

Importância da Inseminação Artificial em Raças Autóctones

A produção de suínos de raças autóctones vem associada desde sempre ao sistema de produção extensivo e como um complemento à produção e rentabilização do montado alentejano, no caso da raça alentejana, e das pastagens e soutos, no caso da raça bísara.

No extensivo, tanto a raça alentejana como a raça bísara, encontra o meio ideal para se criar, representando uma excelente integração do animal com o meio ambiente, transformando-se em produtos de excelência. A procura e valorização crescente da qualidade destes produtos levou alguns produtores a procurar rentabilizar melhor as suas explorações transformando o sistema tradicional de produção extensiva em sistemas de produção semi-intensiva.

A produção semi-intensiva requer algum investimento em instalações, nomeadamente parques ou celas (cubículos) para a cobrição das porcas e realização da inseminação artificial, maternidades e parques para receber leitões desmamados. Na maior parte das vezes, os produtores constroem instalações ligeiras sem grandes investimentos, mas que constituem uma importância relevante no maneio e produtividade obtida.

Algumas explorações que praticam o maneio semi-intensivo, idêntico na fase inicial ao maneio do porco branco, optaram pela sincronização de cios e pela utilização da técnica de inseminação artificial com o controlo das porcas inseminadas por ecografia.

A utilização da técnica de inseminação artificial em raças autóctones tem vindo a implantar-se gradualmente com excelentes resultados. A grande vantagem relativamente à cobrição natural é a organização do maneio reprodutivo o qual vai influenciar: uma melhor produtividade numérica, a mão-de-obra concentrada nos períodos críticos, grupos de animais mais homogéneos.

Para além disso, a inseminação artificial também contribui para a diminuição da consanguinidade nos efetivos, que em alguns casos é bastante elevada, podendo levar a melhorias produtivas e reprodutivas.

Para benefício das raças autóctones, a inseminação artificial pode dar um grande contributo, por um lado na fixação das características das respetivas raças contribuindo assim para uma evolução genética mais rápida através dos melhores varrascos reprodutores, e por outro lado sendo o sémen fornecido dos centros de inseminação oficiais de elevada sanidade, contribuir para a melhoria do nível sanitário dos efetivos.

Atualmente as explorações, quer de raça alentejana, quer de raça bísara que utilizam a inseminação artificial obtêm índices de fertilidade em porcas multíparas idênticos aos obtidos na produção intensiva de porco branco.

31 de Dezembro de 2012

Renovação do efetivo em curso

Durante o último quadrimestre de 2012 a AIM CIALA prosseguiu com a sua renovação do efetivo. Foram recebidos diversos lotes de varrascos, de diversas linhas genéticas, de forma a renovar o efetivo presente no CIALA e no CIABEN, a fim de garantir aos clientes a melhor genética e os melhores índices zootécnicos.

O CIALA, Centro de Inseminação Artificial do Litoral Alentejano, recebeu neste último quadrimestre de 2012, 6 varrascos Duroc da TOPIGS, 12 varrascos Pietrain Batallé, 17 varrascos Pietrain TOPIGS, 20 varrascos Pietrain PIC e ainda 6 varrascos de raça Bísara. Durante este período, o CIABEN recebeu também 12 novos varrascos pietrain. Durante o ano de 2012 entraram no CIALA 134 novos varrascos e no CIABEN entraram 30 animais.

14 de Dezembro de 2012

CIABEN obtém certificação

No passado dia 12 Dezembro 2012 o CIABEN foi auditado pela AENOR, para finalizar o seu processo de certificação. Estiveram presentes nesta auditoria o Auditor Chefe da AENOR (Sergio Sancho Bario), as Responsáveis da Qualidade da AIM Ibérica (Ana Goméz Goméz) e da AIM CIALA (Sónia Girante), o Gerente AIM CIALA (João Santiago) e o Encarregado do CIABEN (Pedro Luís). A Auditoria de Certificação tem como objetivo verificar toda a documentação e procedimentos descritos no Sistema de Gestão da Qualidade da empresa, de forma a garantir a correta execução dos mesmos.

Apesar de todos os procedimentos já serem realizados, desde o início, de acordo com os Manuais de Qualidade da AIM CIALA, com esta auditoria, o Centro de Inseminação Artificial da Benedita fica oficialmente certificado para a norma ISO 9001:2008. A AIM CIALA garantiu e reforçou mais uma vez, a aposta em produtos e serviços de excelência, tendo sempre como objetivo final a satisfação do cliente, melhorando assim a sua posição competitiva no sector.

30 de Novembro de 2012

AIM CIALA apresenta palestras sobre inseminação em Escolas Agrárias

No dia 13 de Novembro a AIM CIALA esteve presente na Escola Superior Agrária de Castelo Branco no âmbito Disciplina da Reprodução e Obstetrícia do Curso de Enfermagem Veterinária. Para além da apresentação da empresa, do seu funcionamento, serviços disponíveis, método de trabalho e controlo de qualidade foi também realizada uma aula prática com inseminação de duas porcas de raça bísara com doses seminais de reprodutores de raça bísara da AIM CIALA.

A Escola Superior Agrária de Santarém recebeu também a visita da AIM CIALA no passado dia 28 de Novembro, no âmbito da disciplina de Reprodução, inserida na Licenciatura em Engª da Produção, a convite da Professora Paula Azevedo.

Ambas as sessões foram apresentadas pela equipa técnica da AIM CIALA. Foi também tema de reflexão, em ambas as apresentações, as perspetivas e atitude dos futuros técnicos perante o mercado de trabalho atual.
  • <
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • >

30 de Dezembro de 2011

Equipa AIM CIALA Em Formação Permanente

Durante o ano de 2011 os colaboradores da AIM CIALA desenvolveram inúmeras ações de formação. Estas ações de formação tiveram como objetivo a constituição de novas metodologias de trabalho e novas abordagens ao mercado económico. Pretendeu-se que estas formações fortalecessem as competências dos colaboradores da AIM CIALA e fossem ao encontro das suas necessidades. Algumas das formações desenvolvidas foram: Espanhol-técnico, Práticas Administrativas e Primeiros Socorros. Para o ano de 2012 a AIM CIALA já possui um plano de formação sendo que a sua equipa continuará a desenvolver as suas competências de modo a proporcionar aos seus colaboradores uma formação contínua para melhor servir todos os seus clientes.

30 de Dezembro de 2011

AIM CIALA Cria A Sua Página Na Internet

Com o objetivo de ter uma maior proximidade com os seus clientes a AIM CIALA lançou a sua página na internet. Nesta página poderá facilmente encontrar toda a informação acerca dos nossos produtos: linha genética das doses seminais, consumíveis para inseminação artificial, etc. Além disso, será fácil aceder a todos os serviços disponíveis: central de encomendas de sémen, linha de apoio ao cliente, assistência técnica e análises seminais. A nova plataforma pretende ser também um canal para divulgar e receber informação de forma a contribuir para a melhoria técnica do sector suinícola. A AIM CIALA conta com a sua consulta e com as suas opiniões, visite-nos em www.aimciala.com .

30 de Novembro de 2011

AIM CIALA Reforça O Seu Efetivo

No passado mês de Outubro a AIM CIALA recebeu dezassete novos varrascos da linha genética Dupik - Duroc L-16 da PIC. Estes varrascos, de elevado valor genético, realizaram a sua quarentena na quarentena do CIALA tendo sido posteriormente transferidos para o Centro de Inseminação.

No mês de Novembro a AIM CIALA recebeu mais dezassete novos varrascos da linha genética Pietrain - PIC na sua quarentena. Estes varrascos são provenientes da Alemanha e possuem um elevado valor genético. Após o período de quarentena cumprido, estes dezassete animais foram transferidos para o Centro de Inseminação.

A AIM CIALA está em permanente substituição do seu efetivo para garantir aos seus clientes a melhor genética e os melhores índices zootécnicos. Durante este ano a AIM CIALA recebeu no total 105 novos varrascos sendo que a organização do plano se substituição do próximo ano está já em curso.

30 de Setembro de 2011

CIA Benedita Foi Reforçado Com 10 Varrascos De Elevada Genética

O Centro da Inseminação Artificial da Benedita recebeu durante os meses de Julho e Setembro dez varrascos de elevado valor genético e sanitário nas suas instalações. Estes varrascos são da linha genética TOP e TH da Topigs. Os animais provinham da quarentena do Centro de Inseminação do Litoral Alentejano tendo sido cumpridas durante o transporte todas as condições higio-sanitárias. Neste momento, o CIA Benedita possui 27 varrascos de diversas linhas, de elevado valor genético e sanitário. Atualmente, no CIA Benedita todos os procedimentos efetuados são os mesmos processos que se realizam no CIALA e que estão descritos nos nossos manuais de qualidade. Presentemente, este centro está na fase de implementação do Sistema de Gestão de Qualidade UNE-EN-ISO 9001:2008 e prevê-se que a sua certificação esteja concluída no ano de 2012.
  • <
  • 1
  • 2
  • >

A AIM CIALA

O CIALA, Centro de Inseminação Artificial do Litoral Alentejano, foi fundado em 1997 pelo Agrupamento de Suinicultores do Litoral Alentejano, ASLA.

LINKS ÚTEIS

  • Política de Qualidade
  • Distribuição
  • Documentos
  • Parceiros

CONTACTOS

Pinhal do Concelho, Apartado 159 7540-909 Santiago do Cacém, Portugal

geral@aimciala.com

(+351) 707 20 50 51
(+351) 969 30 50 59

(+351) 269 82 68 58

NEWSLETTER

Aceito os termos e condições

© 2022 AIM CIALA. Todos os direitos reservados.